quinta-feira, 31 de maio de 2007

A invasão Holandesa











Post mais do que especialíssimo, em homenagem aos valentes Brasileiros, em um determinado momento de nossa história colônial, expulsaram o invasor Holandês de maneira brilhante, mostrando toda a raça e bravura de nossos antepassados, os primeiros habitantes de uma terra glorificada por todos os santos, onde até mesmo os colonizadores Portuguêses, sucumbiram mediante a ameaça Holandesa do século XVII, permitindo o infiltrar destes ao solo Brasileiro. Hoje irei tratar desse assunto, em especial, a batalha de Guararapes, o que indicou o fim dessa ameaça Holandesa a nossa humilde gente, e o feliz desfecho nossa vitória histórica com o agravar das invasões.
O início da expansão Holandesa no Nordeste



Durante os séculos XVI e XVII, foi intensa a luta entre Burguêses e Monarcas, principalmente na extensão da pirataria por parte dos Absolutistas, para conter o avanço dessa nova classe que consolidava sua hegemônia. Outro ponto importante para que o episódio das invasões Holandesas fosse efetivado, fora a expressiva expansão colonialista em solos por todo o continente Americano, patrocinadas pelas Índias Ocidentais, até mesmo a Holanda, que na época, era a potência mais forte do continente Europeu, deu seus primeiros vestígios em solo Brasileiro, durante uma invasão na Bahia em 1624, com uma tropa bélica bastante considerável para a época, despertando o medo iminente dos nossos colonizadores Portuguêses, logo cedendo as chantagens do inimigo, permitindo que a instauração do estado Holandês fosse consumado inicialmente em terras Baianas. dando início as invasões Holandesas. Mas os colonos, não satisfeitos, começam com a reação, tomando a frente contra os invasores, sendo estes responsáveis, por inúmeros combates mortíferos e muitas vitórias, que estendeu-se por anos.



A ampliação Holandesa e a batalha de Guararapes
A expansão da invasão Holandesa perdurou ao longo do tempo, onde estes percorrem por todo o Nordeste Brasileiro, ampliando seus domínios territoriais, passando por Maranhão e Sergipe por volta de 1641, onde os Maranhenses mantém sua defesa territorial de maneira árdua, com a prisão de importantes oficiais Holandêses como o Coronel Hendrick Van Hans, animando os Pernambucanos a se prepararem para o combate aos Holandêses, onde estes, obtém êxito, derrotando as tropas inimigas de milhares de soldados bem equipados para o estender do conflito. A situação reverte a favor dos Brasileiros, onde estes, cercam a capital Recife, enfrentando diversas dificuldades de sobrevivência, como a alimentação, onde estes chegaram a consumir carnes de cães, gatos e ratos mortos. Os Holandêses começam a reação aos colonos Brasileiros, montam um exército forte para retomar o que os reácionarios haviam retirado de seus domnínios e ordenam que o Monarca de Portugal Dom João IV, punisse seus colonos, fazendo com que o Rei enviasse ordens para restituir o que os Brasileiros haviam conquistado dos Holandêses, o que foi negado pelos colonos, em especial, o líder dos reácionarios André Vidal Negreiros através da seguinte frase, " Combateremos até o fim, e somente após expulsar o invasor, iremos a Portugal receber o castigo pela nossa desobediência.". No ano de 1649, 3.650 Holandêses, a mando do Coronel Brinck, decidem retirar-se da capital Recife, rompendo o cerco da Capitânia Pernambucana, marchando para o sul, e instalando-se nos montes guararapes, com o objetivo de atrair os colonos Brasileiros para uma batalha decisiva para o desenrolar das invasões estrangeiras, iniciando a famosa batalha de guararapes, que estendeu-se durante um período de 5 anos, com os colonos lutando de maneira brilhante e astuta, protagonizando batalhas brutais como relembrou uma possível testemunha dos conflitos de guararapes Lopes Santiago, onde os Brasileros lutaram com um número bastante inferior de soldados em comparação ao adversário, só aumentando o vexame Holandês, que em circunstâncias dessa derrota, os invasores enfim, assinam um decreto de rendição de suas forças bélicas no Brasil, colocando um fim nos conflitos que persistiram durante 30 anos, com a vitória mais do que expressiva dos Brasileiros.





Termino aqui mais um post mais do que merecido, esse período das invasões Holandesas, infelizmente não tem sido valorizado de acordo com a grandeza do acontecimento, e até esquecidos ou desconhecidos pela grande maioria, espero que tenham gostado, e mais posts virão, abraço a todos, e até semana que vem.










Um comentário:

Lunárium Perpetum disse...

A Insurreição Pernambucana acabou com os planos da holanda de conquistar toda a américa, tendo Recífe como base logística.

A Holanda já preparava uma poderosa expedição para ulterior conquista de Buenos Aires momentos antes da decisiva Batalha dos Guararapes oq pois por terra as pretenções Holandesas.

Findo a Guerra após uma mortandade incrivelmente alta para época sai a holanda enfraquecida, e isso influirá de sobremaneira para ascenção inglesa sobre a Holanda.